É UM BOM MOMENTO PARA COMEÇAR A EXPORTAR?

Aprendendo a Exportar

A situação atual do Brasil vem fazendo com que empresários de diversos setores da economia tenham dificuldade para manter a lucratividade em suas atividades comerciais. Uma solução que vem sendo adotada por empresas e que vem agradando diversos empresários é apostar no mercado internacional (exportação). Abaixo estão listados três prós e três contras sobre o assunto:

Contras

1. Caso a empresa não possua produção suficiente para aumentar seu mercado internacionalmente, pode passar por dificuldades internas em sua empresa. Como o custo da produção no Brasil está elevado, pode ser que em um primeiro momento a empresa tenha dificuldades nessa adaptação do produto às exportações.

2. Para exportar, a empresa passa pela dificuldade do desconhecimento fiscal do país de destino. Antes de enviar qualquer produto, deve-se estudar para conhecer a legislação do outro país, já que há produtos que podem ter restrições. Deste modo, evita-se qualquer problema com o governo local.

3. O empresário que quer expandir seu mercado deverá investir em feiras internacionais, a fim de apresentar seu produto para o mercado local e buscar possíveis parcerias. Essas feiras acabam contando como gastos para a empresa no curto prazo.

Prós

1. O mercado interno está menos aquecido, o que diminui as vendas das empresas. Exportar é uma maneira de aumentar a lucratividade da empresa, visto que seu mercado consumidor será expandido.

2. A taxa de câmbio está bastante favorável às exportações. Como o real está desvalorizado frente ao dólar, os produtos de origem brasileira se tornam mais competitivos no mercado internacional.

3. O governo dá incentivos fiscais para empresas que desejam iniciar o processo de exportação, dando isenção de taxas como ICMS, IPI, PIS e CONFINS, entre outras.

O governo também possui uma agência dedicada ao auxílio às exportações: APEX BRASIL – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (http://www.apexbrasil.com.br/).

Deste modo, podemos concluir que é sim um bom momento para implementar esse novo modelo de vendas para a empresa. O que o empresário Brasileiro deve fazer nesse momento é sempre inovar e aumentar sua gama de possibilidades no mercado consumidor, tanto interno quanto externo. No entanto, para exportar o empresário deve buscar auxílio para que não passe por problemas. O auxílio de uma Trade (Empresa habilitada pelo governo para exportar ou importar produto para outras empresas) é fundamental para que tudo corra bem com a sua exportação. A agência reduz o custo do transporte internacional, sem intermediários, além de tratar o frete porta a porta.

FALE CONOSCO:

ARTIGOS RECENTES:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Valorizamos a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.